História & Documentos

História

Carlos Gomes é um município brasileiro do interior do estado do Rio Grande do Sul.Pertencente à mesorregião do Noroeste Rio-grandense e microrregião de mesmo nome, localiza-se a norte/noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 304 km. Ocupa uma área de 83,154 km², sendo que cerca de 3 km² estão em perímetro urbano, e sua população  é de 1 607 habitantes sendo então o 487º mais populoso do estado do Rio Grande do Sul. O município localiza-se na região Leste do Alto Uruguai fica à 48 km da cidade de Erechim, à 620 m de altitude, e as coordenadas da Sede municipal é: latitude: -27.71º e longitude: -51.91º,  localizado em regiões montanhosas e rochosas, sua população é de  aproximadamente l.607 habitantes, sendo que 95% da Etnia Polonesa, povo simples e hospitaleiro. Os Municípios vizinhos são: ao Norte, com Maximiliano de Almeida e Viadutos, ao Sul, com Centenário, a Leste, com Maximiliano de Almeida, Paim Filho e São João da Urtiga, a Oeste, com Áurea, Centenário e Viadutos.O Gentilico é carlosgomense.

Os primeiros habitantes eram vindos da Polônia e das colônias de São Marcos, Bento Gonçalves, Veranópolis, Garibaldi e Alfredo Chaves. Procuravam na época melhores condições de vida e novas terras, onde dedicaram-se ao desbravamento das matas e ao cultivo do solo. A colonização iniciou em 1907, quando então pertencia ao Município de Passo Fundo. Passou pelas seguintes denominações: Sede dos Polacos (1907); Ribeirão Torto (1913); Rio do Peixe (1914); Nova Polônia (1935) e Carlos Gomes (1944). Ficou chamado Carlos Gomes, em função, de que existia uma Banda Musical a qual executava músicas compostas pelo músico Carlos Gomes.

Carlos Gomes tornou-se município em 20 de março de 1992. A economia é baseada na agropecuária, destacando-se a produção de soja, milho, feijão, trigo, caqui, uva e citros na agricultura; e suínos e gado leiteiro, na pecuária. A grande maioria dos agricultores pratica a agricultura familiar de subsistência, são orientados tecnicamente por diversas entidades com destaque para a EMATER, Cooperativas Regionais, Secretaria Municipal da Agricultura, entre outras. Apresenta clima do tipo mesotérmico, temperado e úmido, onde a temperatura média anual é de 18,8°C,. Seu principal rio é o Apuaê Mirim. Conta também com pequenos córregos. Sua vegetação é composta em sua maioria por floresta nativa ou áreas de regeneração natural, onde a floresta foi derrubada. A indústria e o comércio do município estão em desenvolvimento, pois contamos com uma padaria, uma serraria, uma esquadrilha de ferro, madeira e alumínio, três oficinas mecânicas de carros, com duas lavagem, uma fabrica de ração, duas agropecuária, três salões de beleza, um mercado que supre a necessidade dos munícipes, duas farmácias, um posto de combustível, três representantes bancárias, três lojas de utilidades domésticas e vestuários, uma loja de móveis, um restaurante e outras pequenas casas comerciais, atendendo as necessidades da população. Em relação a recursos humanos, no que se refere a profissões e serviços, temos algumas pessoas na agricultura (agricultura familiar), além de pequenos comerciantes, funcionários públicos, profissionais autônomos, micro pequenos empreendedores individuais, industrialistas, diaristas, pedreiros, carpinteiros, mecânicos, motoristas, dentista, professores.